ANIMALIDAD
Exposição individual em Barcelona
2022 - Barcelona, Espanha
Enraizada numa análise das representações mitológicas no campo das artes plásticas, esta exposição explora temas de erotismo através de alusões implícitas, por vezes subliminares.
Expondo as naturezas historicamente provocadoras de humanos e animais, as obras em exibição procuram acentuar o estranho ao adotar referências tanto do comportamento animalesco quanto de traços humanos. Verstseeg quebra composições para criar colisões antropomórficas nas suas peças pictóricas e escultóricas. Cada cena estimula a controvérsia, gerando interpretações que aludem a interdições sociais, preocupações moralistas, censura e até autocensura.
O discurso de Versteeg, dentro do tema paradoxalmente estimulante e inibidor da semiótica sexual, juntamente com a fusão entre o animalismo e a humanidade, procura criar novas leituras sobre o explícito sexual. As suas atmosferas carregadas confrontam a nossa relação com a natureza, ao enfatizar o não natural, deixando-nos questionar a nossa posição nos paradigmas e nas construções sociais e morais da sociedade.